O ano de 2023 já começou com tudo no Cense/PG, com as atividades propostas pelo Projeto Sociointegrativa, cujo objetivo é promover a melhoria da qualidade de vida de adolescentes e trabalhadores do Centro de Socioeducação de Ponta Grossa por meio da inclusão de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) na rotina da instituição.
Sob a coordenação da cirurgiã-dentista Alessandra de Souza Martins e da enfermeira Karyne Cury, o projeto pretende implantar as práticas de auriculoterapia, yoga, fitoterapia, aromaterapia, meditação, entre outras, como forma de expandir o acesso aos cuidados em saúde, contribuindo assim com a melhoria da qualidade de vida de toda a comunidade socioeducativa.
Em janeiro, a terapeuta ocupacional Fernanda Palmonare deu início às atividades de meditação que vem rendendo desfechos bastante favoráveis junto aos adolescentes assistidos pela instituição. O retorno que chega à equipe é de falas, trazidas pelos meninos, sobre a possibilidade de reflexão e de interiorização que a meditação proporciona, o que impacta na demonstração de interesse dos mesmos na continuidade da prática.
Ainda para este mês está programado um encontro entre os servidores do Cense com a finalidade de programarem a inclusão das outras atividades propostas pelo projeto, com ênfase na construção de um Jardim Terapêutico nas dependências da unidade.
Comments